quarta-feira, 2 de março de 2011

Fitas a mais



Já sabemos que anda por ai muita gente a fazer fitas, mas agora não é disso que se trata.
Neste caso trata-se mesmo de fitas verdadeiras.

Até reconheço que são ajuda na sinalização e na orientação dos praticantes de diversas actividades desportivas e de recreio, mas será que este exemplo serve de orientação a alguém?
Numa pequena árvore, (algures pelos montes entre Fragoso, Tregosa, Quintiães, etc.) estão prezas esta catrefada de fitas. Sem contar umas quantas que entretanto se soltaram e que andam espalhadas pelo chão e com as garrafas de água.
Será que quem as coloca não deveria ter a obrigação de as retirar algum tempo depois?
Acho que é uma vergonha para quem organiza, mas também para as marcas patrocinadoras.
Talves os patrocinadores tenham que começar a cortar nos apoios para aqueles que não limpem o que sujam.
Provavelmente a sensibilização tenha que passar por aí, já que outras campanhas parecem não dar frutos.

4 comentários:

  1. Naturalmente que as marcas não terão culpa. Os organizadores é que têm a obrigação de fazer a recolha das mesmas. Pelo que sei, a Secção de BTT do GDC esforça-se por fazer esse trabalho no final da prova de BTT que organizam. Bem-haja para eles.

    Seria de pensar em usar material bio-degradável, evitando que a natureza sofresse com a amnésia dos menos cuidadosos.

    ResponderEliminar
  2. De facto os patrocinadores não têm culpa directa no desleixo dos organizadores dos eventos. No entanto, e como é a imagem deles que fica afectada (é a que se vê), deveriam ponderar fazer alguma pressão, impondo determinadas condições!
    Claro que o uso de material biodegradável era uma boa opção, mas provavelmente os custos são outros.

    Sim, regra geral a secção de BTT de Creixomil tem cumprido com esse objectivo e está de parabéns, mas pode melhorar.
    O ano passado eu e mais alguns elementos da direcção dos Amigos da Natureza percorremos o trilho habitualmente usado e apanhamos 3 sacos (dos grandes) de fitas, garrafas de água e "suplementos" energéticos.
    Claro que algumas das garrafas poderiam ser de outros que lá passam, mas a maioria ficaram lá depois da prova. Estavam a um ou dois metros do trilho...
    Acredito e espero que, a cada ano que passa, o cuidado com a limpeza se aperfeiçoe!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos se estas fitas não foram postas pelo fotografo foi por alguém com outra intenção e não para provas de btt nem algo parecido, pois nunca iriam colocar fitas iguais no mesmo local ou na mesma arvore. o senhor deste blogue que vá dar uma volta a ver se consegue trabalho e caso não o consiga que vá para o local das fitas a ver se consegue espantar os pássaros melhor que as fitas.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo anónimo.
    Antes de mais não devias dizer disparates sobre aquilo que não sabes.
    Se conhecesses o local(e não conheces certamente) e os caminhos que nos levam lá confirmavas que existem outros locais também com fitas a mais. Aliás, todas estão a mais depois de cumprirem a sua função. Alem do mais não foi dito em lado nenhum que isto era tudo responsabilidade do BTT.
    Naturalmente que as fitas não são todas do mesmo momento ou ano. Isso é visível ao vivo pelas "marcas" da idade, mas não é possível passar isso para a fotografia, principalmente feita com telemóvel. Achas que ia andar vários Km, com uma boa parte feita a pé, para por lá as fitas todas juntinhas? Fitas que só os organizadores das provas as tem? Não "bates" bem!
    Mais... levanta o rabinho da cadeira e/ou do carro e vai lá cima e vês com os teus próprios olhos e depois vens cá e dizes o que vistes pelo caminho.
    Mas assume-te para todos sabermos se foste capaz de lá ir ou não. Isto de vir para aqui dizer baboseiras anonimamente e sem se ter qualquer conhecimento da matéria vale ZERO!
    Pensas que assim estás a desculpar alguma coisa ou alguém?
    Vai ao local e diz-me alguma coisa depois.

    ResponderEliminar