quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rua do Chousso, Rua do Chouso ou Caminho Privado? Afinal em que é que ficamos?



Por erro, por desconhecimento, ou por outro qualquer motivo às vezes são cometidas falhas. Estas, depois de detectadas deveriam ser corrigidas com a maior brevidade possível. Quando assim não acontece gera-se a confusão.


Vamos tentar perceber:

No mapa da toponímia da freguesia de Creixomil este caminho tem o nome de Rua de Chousso, mas a placa que lá foi colocada apresenta Rua de Chouso. Em que é que ficamos?


Mais: este caminho é alvo de uma acção que se mantém em tribunal onde dois particulares discutem a propriedade do caminho. Ou seja, discute-se a qual deles pertence o caminho. Portanto trata-se de um Caminho Privado, como muito bem indica a sinalética situada do lado Norte. Disso parece não haver dúvidas.


Se assim é, errou a anterior junta quando lá colocou uma placa com o nome de Rua. Não tinha, a meu ver, o direito de a colocar. A junta errou propositadamente e não por desconhecimento. Tinha profundo conhecimento do caso!


Sabendo disso e sabendo que o assunto continua nos tribunais, não está também a errar a nova junta ao não proceder à remoção da placa, abusivamente colocada pelo anterior executivo?


A vida pública e privada é feita de decisões. Nem sempre são acertadas, daí a frase "Errare humanum est.", mas... não será um erro ainda maior não corrigir aquilo que se sabe que está errado?