segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma rotunda! Grande ideia!


Ora aqui está uma boa ideia: uma rotunda em frente às alminhas dos manteiros! Quem disse que a juventude não tem imaginação?
Acho que é uma sugestão que pode e deve ser aproveitada por quem de direito.
Basta substituir os pneus por uns blocos de granito e, como é óbvio, trocar a panela com flores por uma homenagem ao Padre Gomes da Costa. Quem sabe, talvez um busto.

4 comentários:

  1. Teoricamente é interessante, mas quando tiver de passar por ali um camião TIR?
    A homenagem ao Pe. Gomes da Costa seria interessante, mas se avaliares bem a toponímia aprovada, verás facilmente que esse tipo de preocupações são, digamos, marginais.

    ResponderEliminar
  2. Pois...
    Mas não seria uma rotunda grande. Se tivesse o tamanho desse "protótipo" não criava qualquer dificuldade. Fazia falta ali algo que ajudasse a regular a trânsito.
    Existem por aí locais, com rotundas, bem mais estreitos. Por exemplo, junto à Sonix.
    Quanto ao resto... tens toda a razão, mas seria lógico terminar a Rua Padre Gomes da Costa com uma rotunda e uma pequena homenagem ao mesmo Padre Gomes da Costa. Nada mais natural.
    Digo eu...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho muito bem. É uma coisa extremamente importante para a freguesia, pois temos muito transito e também temos um limite de velocidade elevado. Porque não fazer uma petição on-line para a rotunda? Era uma ideia..Com esta iniciativa também contribuía-mos para mais uma das rotundas pertencentes ao concelho de Barcelos.

    Link da rotunda pretendida:

    http://img153.imageshack.us/img153/6677/rotunda1cpia.jpg

    Quanto à homenagem talvez fosse realmente uma boa ideia, mas, como o Nuno frisou, com a Toponímia que temos seria complicado. E agora deixo uma sugestão para um tópico realmente interessante. Quem foi o Padre Gomes da Costa? E mais alguns nomes que estão na nossa toponímia. Pois a internet está para nós, já na meia vida, ou quase, mas principalmente está para os jovens. Que nem se lembram dele ou que não nasceram a tempo de o conhecer.

    ResponderEliminar
  4. @Adamastor: Até gostei da montagem que fizeste. Tens que registar a patente! (LOL)
    Mas os agradecimentos não os quero, pois a ideia não é minha, como bem sabes, certo? Não quero receber os "louros" por algo que não me pertence.
    A ideia pertence a quem a "desenhou" com pneus. Na montagem devias alterar o nome e colocar o dos autores. Aliás, a ideia já não é propriamente nova. Este ano foi apenas uma espécie de "remake".
    A diferença é que desta vez parece não ter incomodado tanto. Isto, claro, tendo em conta o tempo que lá a deixaram ficar.
    Penso que a toponímia de Creixomil em nada dificulta uma possível homenagem a quem quer que seja. A tua sugestão é realmente boa, mas não se enquadra nos objectivos deste blog. Mas, se quiseres fazer "o trabalho de casa" posso colocar cá um tópico sobre o tema!
    Sei que a toponímia não é da responsabilidade deste executivo, mas mesmo assim acho que o sítio da junta na internet poderia desempenhar essa tarefa. Mais, deveria ter uma "justificação" para todos os nomes atribuídos às artérias da freguesia. Tenho visto outros casos que me deixaram muito agradado com a forma como descrevem as razões que levaram à escolha de um determinado nome. Por vezes são descrições muito completas.
    Poderia ser um exemplo a seguir.
    Digo eu...

    ResponderEliminar